A importância das vitaminas


A importância das vitaminas
Vamos começar pelas vitaminas lipossolúveis que são: A, D, E, K. Elas precisam de alimentos ricos em gorduras boas para serem absorvidas no organismo.

Continuando com os micronutrientes, vamos seguir falando da importância das vitaminas no nosso organismo.

Elas podem ser divididas em lipossolúveis e hidrossolúveis.

Vamos começar pelas vitaminas lipossolúveis que são: A, D, E, K. Elas precisam de alimentos ricos em gorduras boas para serem absorvidas no organismo.

Vitamina A:  é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da pele, dos cabelos, além de favorecer o fortalecimento dos ossos e dentes. É também chamada de Retinol, devido à saúde dos olhos 👀, pois, ela ajuda a melhorar a visão noturna. É famosa por sua composição antioxidante, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Fonte alimentar: fígado, gema de ovo, óleos de peixe. Cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes, por conter carotenoides, substância que no organismo se transforma em vitamina A.

Vitamina D: a queridinha dos últimos tempos…

É conhecida por ajudar na calcificação e fortalecimento dos ossos e músculos. Sendo sempre associada ao bem estar corporal. Melhora o sistema imune, ajuda a reduzir inflamação no organismo, previne doenças como: esclerose múltipla e alguns tipos de câncer, melhora a saúde  cardiovascular e também é antioxidante.

Fonte: a principal é a sua produção na pele a partir da exposição solar. Por isso, a recomendação da exposição ao sol por pelo menos 15 minutos por dia. 🌞

Além da exposição ao sol, ela pode ser obtida através de alguns alimentos de origem animal, como: frutos do mar, leite e derivados, peixes, gema de ovo.

Vitamina E: poderoso antioxidante. Possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar o sistema imune, a pele, o cabelo. Assim como, prevenir doenças como: a aterosclerose e Alzheimer.

Melhora a resistência e força muscular.

Fonte: óleos vegetais (girassol, azeite) e frutos secos como avelãs, amêndoas, amendoim.

Também abacate e mamão.

Vitamina K: ela desempenha funções no organismo como: participar da coagulação sanguínea, evitando hemorragias e fortalecendo os ossos.

Fontes: vegetais verde escuros, como: brócolis, couve, rúcula, espinafre, agrião. Também no azeite, abacate, nabo, ovo e fígado.

Lembrando que cada vitamina possui sua IDR (Ingestão diária recomendada) , por isso a importância de uma consulta individualizada com um nutricionista.

A deficiência ou o excesso de cada uma delas pode acarretar em diversos sintomas ou disfunções no nosso organismo.

Marque sua consulta!

#saude #bem estar #fitness #vidasaudavel #qualidadedevida #estilodevidasaudavel #escoladeartes #escoladedanca #atendimentonutricional #balletfit #saude #sistemaimunologico