Continuando com os micronutrientes, vamos seguir falando da importância das vitaminas no nosso organismo.
Elas podem ser divididas em lipossolúveis e hidrossolúveis.
Vamos começar pelas vitaminas lipossolúveis que são: A, D, E, K. Elas precisam de alimentos ricos em gorduras boas para serem absorvidas no organismo.
Vitamina A: é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da pele, dos cabelos, além de favorecer o fortalecimento dos ossos e dentes. É também chamada de Retinol, devido à saúde dos olhos 👀, pois, ela ajuda a melhorar a visão noturna. É famosa por sua composição antioxidante, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Fonte alimentar: fígado, gema de ovo, óleos de peixe. Cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes, por conter carotenoides, substância que no organismo se transforma em vitamina A.
Vitamina D: a queridinha dos últimos tempos…
É conhecida por ajudar na calcificação e fortalecimento dos ossos e músculos. Sendo sempre associada ao bem estar corporal. Melhora o sistema imune, ajuda a reduzir inflamação no organismo, previne doenças como: esclerose múltipla e alguns tipos de câncer, melhora a saúde cardiovascular e também é antioxidante.
Fonte: a principal é a sua produção na pele a partir da exposição solar. Por isso, a recomendação da exposição ao sol por pelo menos 15 minutos por dia. 🌞
Além da exposição ao sol, ela pode ser obtida através de alguns alimentos de origem animal, como: frutos do mar, leite e derivados, peixes, gema de ovo.
Vitamina E: poderoso antioxidante. Possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar o sistema imune, a pele, o cabelo. Assim como, prevenir doenças como: a aterosclerose e Alzheimer.
Melhora a resistência e força muscular.
Fonte: óleos vegetais (girassol, azeite) e frutos secos como avelãs, amêndoas, amendoim.
Também abacate e mamão.
Vitamina K: ela desempenha funções no organismo como: participar da coagulação sanguínea, evitando hemorragias e fortalecendo os ossos.
Fontes: vegetais verde escuros, como: brócolis, couve, rúcula, espinafre, agrião. Também no azeite, abacate, nabo, ovo e fígado.
Lembrando que cada vitamina possui sua IDR (Ingestão diária recomendada) , por isso a importância de uma consulta individualizada com um nutricionista.
A deficiência ou o excesso de cada uma delas pode acarretar em diversos sintomas ou disfunções no nosso organismo.
#saude #bem estar #fitness #vidasaudavel #qualidadedevida #estilodevidasaudavel #escoladeartes #escoladedanca #atendimentonutricional #balletfit #saude #sistemaimunologico