
Considerada um problema de saúde pública mundial, a Diabetes Mellitus é uma doença crônica de alta relevância em adultos e também em crianças.
E hoje vamos dar ênfase na diabetes infantil.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes infantil cresce 0,3% ao ano. No Brasil, há aproximadamente 30 mil crianças diabéticas, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Com isso, o país ocupa o terceiro lugar no ranking de nações com mais diagnósticos da doença na infância.
Diabetes infantil tipo 1
Ocorre, geralmente, em crianças e adultos jovens. O diabetes tipo 1 surge devido a uma reação autoimune: o sistema imunológico passa a identificar e atacar as células produtoras de insulina do pâncreas. Como resultado, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina.
Diabetes infantil tipo 2
Esse é o tipo mais comum: o pâncreas até produz a insulina, mas o corpo não responde a ela – é a chamada resistência à insulina. Uma vez que o hormônio não funciona adequadamente, os níveis de glicose no sangue continuam altos, provocando a liberação de mais insulina.
O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado a histórico familiar, excesso de peso, má alimentação, sedentarismo e pressão alta. Embora seja mais frequente em adultos, a diabetes tipo 2 também atinge crianças e adolescentes, uma consequência direta da crescente onda de obesidade infantil.
Vamos nos atentar a alimentação e à qualidade de vida das nossas crianças! Alimentação balanceada + atividade física = saúde e bem estar!
Aqui no @siao_estudio_de_danca você tem acompanhamento completo! Nutri @ariane_barceloss
.
Sigam as postagens em nossas redes sociais e em nosso canal!
https://www.facebook.com/SiaoEstudioDanca/
https://www.youtube.com/c/SiaoEstudiodeDancaeArte
https://www.instagram.com/siao_estudio_de_danca/
#diabetes #alimentacaosaudavel #nutrição #fitness #dieta #emagrecimento #emagrecercomsaude #diabetesinfantil