O mês de março já está no fim, e na última sexta feira e postagem do mês não poderia deixar de falar sobre: o março amarelo, dedicados à conscientização da Endometriose, doença que atinge cerca de 176 milhões de mulheres no mundo todo e aproximadamente 6,5 milhões só no Brasil.
Considerada uma doença ginecológica benigna e crônica, a endometriose acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão. Os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e até em regiões vizinhas. Mesmo deslocado, o tecido excedente é estimulado a crescer e, na hora da menstruação, descama junto com o endométrio original.
Alguns dos sintomas típicos dessa patologia são cólicas fortes, dor durante a relação sexual, dor ao urinar alterações intestinais, menstruação irregular e até dificuldade para engravidar. Se não for diagnosticada e tratada precocemente, a doença pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de ovário. A causa da doença, ainda não se sabe ao certo.
Em muitos casos só é possível ter um diagnóstico preciso por meio da videolaparoscopia, que permite observar os focos e classificar o grau da endometriose em leve, moderada ou grave.
Apesar de não existir uma cura para a endometriose, uma vida normal passa, necessariamente, por uma mudança nos hábitos. É preciso adotar uma alimentação saudável e incluir exercícios físicos na rotina, além de acompanhar a evolução do quadro. Ainda há muita desinformação acerca do tema e campanhas como: março amarelo são essenciais para desmistificar o assunto e ajudar a disseminar informações corretas, que de fato sejam úteis para as pacientes com endometriose.
Agende sua consulta e mude seus hábitos!
A Alimentação ajuda no quesito sintomas e você pode ter uma vida sem dores.
Comece já sua atividade fica e viva bem!
LEMBRE-se ATIVIDADE FÍSICA e ALIMENTAÇÃO são capazes de tornar sua vida muito mais saudável!
#saude #bem estar #fitness #vidasaudavel #qualidadedevida #estilodevidasaudavel #escoladeartes #escoladedanca #atendimentonutricional #balletfit #saude #sistemaimunologico