Você sabe o que faz um nutricionista?


Na semana do nutricionista vamos falar sobre a profissão. Você sabe o que faz um nutricionista?
Na semana do nutricionista vamos falar sobre a profissão. Você sabe o que faz um nutricionista?

Entre as principais atividades desse profissional estão a prescrição de dietas específicas e individualizadas, a montagem de cardápios para estabelecimentos gastronômicos e a avaliação de carências nutricionais. Afinal, uma alimentação balanceada e adequada tem papel fundamental na prevenção de doenças graves, como diabetes, colesterol e até mesmo alguns tipos de câncer.

O nutricionista é um profissional da área da saúde que trabalha diretamente com a relação do indivíduo com os alimentos.

Seu principal objetivo é prevenir doenças, além de recuperar ou manter a saúde e bem-estar do indivíduo por meio da orientação a uma alimentação rica em nutrientes e balanceada.

Embora não seja um médico, o nutricionista tem conhecimento sobre o funcionamento do organismo e corpo humano e, por isso, está apto a desenvolver os melhores cardápios e dietas para pacientes com problemas de saúde como diabetes, colesterol e pressão alta, bem como com disfunções alimentares.

Os nutricionistas podem desempenhar diversas atividades para a promoção e preservação da saúde e qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável.

Todo mundo que já iniciou uma dieta ou um programa de reeducação alimentar sabe o quão difícil pode ser abandonar hábitos alimentares que não são saudáveis, mas que nos proporcionam prazer e estão incorporados em nossa vida há muito tempo.

Justamente por isso, o bom nutricionista tem que ser especialista em saber motivar as pessoas da maneira correta — sem imposições ou demasiada autoridade — para que elas possam incorporar novos hábitos às suas vidas. É importante ter em mente que cada pessoa tem as suas próprias limitações e que não mudarão do dia para a noite. Isso sempre tem que ser respeitado.

Um nutricionista é, em termos gerais, um porta-voz da qualidade de vida. Por meio dos seus conhecimentos, ele pode promover melhoras significativas em hábitos alimentares viciosos e prejudiciais. Entretanto, para que isso ocorra de uma maneira leve e sem traumas para o paciente, o profissional deve possuir uma boa capacidade de se comunicar e de se fazer entender.

Isso porque, geralmente, um nutricionista atende uma gama muito variada de pessoas, e a maneira de se comunicar com um indivíduo pode não funcionar com o outro. Por isso, para não errar a mão e ser mal interpretado ou incompreendido, é necessário saber ouvir o que o paciente tem a dizer e, a partir disso, se comunicar de maneira clara e amigável.

Respeitar os hábitos alimentares adquiridos desde a infância e saber lidar com os costumes de cada um é um dever do nutricionista.

Valorize a profissão!

Estamos aqui pra ajudar você.

Aqui no @siao_estudio_de_danca você tem acompanhamento completo!

LEMBRE-se ATIVIDADE FÍSICA e ALIMENTAÇÃO são capazes de tornar sua vida muito mais saudável!

Marque sua consulta!

Sigam as postagens em nossas redes sociais!

https://www.facebook.com/SiaoEstudioDanca/

https://www.instagram.com/siao_estudio_de_danca/

https://www.youtube.com/c/SiaoEstudiodeDancaeArte

#saude #bem estar #fitness #vidasaudavel #qualidadedevida #estilodevidasaudavel #escoladeartes #escoladedanca #atendimentonutricional #balletfit #saude #sistemaimunologico